Postos Galo

Bem-vindo aos Postos Galo

Capacete com GPS pode facilitar a vida de motociclistas


Postado por: Postos Galo em 24.06.2013
Capacete com GPS pode facilitar a vida de motociclistas

Um protótipo criado por engenheiros russos batizado de “LiveMap” é a novidade tecnológica que promete tornar a vida dos adeptos das duas rodas melhor e mais segura. Trata-se de um capacete com sistema de navegação GPS que projeta no próprio visor imagens em 3D. O sistema é o mesmo aplicado em capacetes de pilotos de avião de caça. O display é ligado ao "cérebro" do capacete, uma unidade inteligente que controla as funções de navegação e do reconhecimento por comando de voz. Ou seja, segundo o fabricante, o "casco" é capaz de entender as solicitações do piloto e transmitir as informações necessárias.

A invenção guarda alguma semelhança com o Google Glass. A busca dos endereços, rota, bem como qualquer solicitação é feita por comandos de voz ao invés de utilizar os dedos, como nos aparelhos de navegação convencionais. Os dados visuais são apresentados em imagens translúcidas projetadas diretamente no visor do capacete. Para não bombardear o campo de visão do piloto com um monte de informações, a quantidade de dados projetada é sensível à velocidade. Então, conforme você acelerar sua motocicleta uma informação mais completa será oferecida.

A bússola digital integrada desempenha um papel fundamental na forma como informação é exibida, por exemplo, quando o piloto gira a cabeça, a bússola do LiveMap procura o eixo central do campo visual e projeta a imagem para o lado que o piloto deve ir, funcionando de forma intuitiva.

Devido a tecnologia que o capacete incorpora, ele tem dimensões um pouco maiores que um modelo convencional. No entanto, graças ao uso de fibra de carbono na casca, o peso fica na casa de 1,4 kg. Atendendo as normas de segurança dos Estados Unidos, Europa e Japão, o dispositivo é comandado por voz (em inglês) e possui bateria de lítio com autonomia de um dia inteiro. O projeto teve início há cinco anos e todas as partes do capacete passaram por vários estágios de desenvolvimento até chegar na unidade atual, que integra navegação, telefone, música e comunicação.

O LiveMap nasceu com o apoio do departamento de ciência de Moscou, no entanto, a equipe de criação está buscando financiamento público para que, se tudo sair como esperado, o capacete esteja nas lojas já em 2014. O preço alto é que pode atrapalhar sua comercialização. Estima-se que cada um seja vendido por US$ 2.000, o equivalente a cerca de R$ 4.270 (sem contar os impostos).

Fonte: Site Autoevolution

blog comments powered by Disqus