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Carros Flex já são maioria na frota brasileira


Postado por: Postos Galo em 08.08.2013
Carros Flex já são maioria na frota brasileira

Pela primeira vez no Brasil, a frota de veículos flex superou a frota movida exclusivamente a gasolina. De acordo com o estudo do Sindipeças, 47% dos veículos em circulação pelo País podem ser abastecidos com álcool ou gasolina (ou a mistura de ambos), enquanto 41% aceitam apenas o combustível fóssil.

"O fato de ser bicombustível dá a vantagem ao consumidor de usar os dois combustíveis, mas a flexibilidade do uso do etanol (considerado mais limpo) é grande", afirma Elias Mufarrej, conselheiro do Sindipeças. A frota abriga também 9% de veículos movidos a diesel e ainda há 3% exclusivamente a álcool.
Há dez anos, 72% da frota era nacional era abastecida com gasolina, 18% com álcool e 10% com diesel. Os carros flex chegaram ao mercado em 2003. O estudo do Sindipeças, atualizado anualmente, tem por objetivo ajudar a direcionar a produção das empresas de autopeças para o mercado de reposição.

Os dados levam em conta uma taxa de mortalidade de 1,5% ao ano para os automóveis e de 1% para caminhões e ônibus - veículos que deixam de circular por vários motivos, como acidentes com perda total e desmanche. Em razão disso, são diferentes dos números do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que não aplica essa taxa.

Segundo a Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores) em 2012, foram licenciadas 3.162.874 unidades com motor bicombustível, ante 273.913 só a gasolina e 197.211 a diesel. O uso de motores bicombustíveis é a investida mais bem sucedida da indústria automotiva brasileira no uso de etanol como combustível. No final dos anos 70, o Programa Nacional do Álcool (Pró-Álcool) tentou substituir os derivados de petróleo em larga escala, sem sucesso.

Fonte: Jornal O Estado de SP/ Revista Auto Esporte

 

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