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Conheça o sistema Start & Stop que economiza combustível


Postado por: Postos Galo em 22.08.2013
Conheça o sistema Start & Stop que economiza combustível

O mercado automotivo brasileiro vive recheado de letrinhas e palavras em inglês. As mais comuns são ABS, EBD, Park Assist e Start &Stop, esse último de grande vantagem em situações de congestionamento ou quando o veículo para em um semáforo.

O Start & Stop é um sistema que desliga o motor de forma instantânea quando o carro encontra-se parado por alguns segundos e volta a ligá-lo quando o freio é aliviado . Criado pela francesa Valeo em 2004 para equipar o Citroën C3, o sistema caiu nas graças dos consumidores e atualmente está presente em diversos modelos.

A criação desse opcional não é recente. Foi implantado nos veículos em meados dos anos 70, quando a crise do petróleo abalou o mundo e fez o preço do combustível disparar. Na época, porém, ele não foi bem recebido pelo público. Os motores demoravam muito a ligar e apresentavam falhas, por conta dos carburadores. Os carros ainda não eram equipados com injeção eletrônica.

Com o avanço da tecnologia e a substituição dos carburadores, os fabricantes voltaram a usar o mecanismo como uma forma de diminuir o consumo e a emissão de poluentes. A estimativa é que possa reduzir o consumo de combustível em até 20% para veículos que rodam em grandes cidades. No Brasil Start & Stop está presente em alguns importados e em veículos mais luxuosos, mas ainda não se popularizou.

Para que o Start & Stop possa entrar em funcionamento são necessários alguns fatores. O veículo precisa estar parado e com a rotação do motor em marcha lenta. Em carros com câmbio manual, o pedal da embreagem deve estar acionado. Já para automóveis com transmissão automática, o freio deve estar pressionado. Uma luz liga no painel com o sistema está ligado.

Existem dois tipos de Start & Stop. O primeiro e mais comum é baseado no sistema de partida convencional, que tem como principais alterações a introdução de um motor de partida mais robusto e uma central eletrônica para gerenciar o sistema.
O segundo se baseia no alternador, que substitui o motor de partida, fazendo um trabalho inverso, girando o motor através da correia. Os dois, porém, têm a mesma funcionalidade para o motorista.

Fonte: Terra/ IG Carros
 

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