Postos Galo

Bem-vindo aos Postos Galo

Projeto discute inclusão dos surdos na obtenção da Carteira de Motorista


Postado por: Postos Galo em 05.03.2013
Projeto discute inclusão dos surdos na obtenção da Carteira de Motorista

Uma reunião entre Detran, Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Assembleia Legislativa e Ciasc, avaliou a viabilidade para integração dos surdos no processo de aquisição da Carteira Nacional de Habilitação. Entre as propostas apresentadas para a realização da prova, o consenso foi para que seja aplicada no formato vídeo, através da linguagem brasileira de sinais (Libras).

O próximo passo é desenvolver um projeto piloto para ser aplicado em três pólos no estado e a formalização de convênios necessários para colocar a ideia em prática. Neste processo, o Detran/SC, através da Gerência de Habilitação, vai disponibilizar questões do banco de dados de provas teóricas à FCEE, que ficará responsável por gravar o vídeo em Libras, com os intérpretes do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).

A Assembleia deve contribuir com os equipamentos para a gravação dos vídeos. Já o Ciasc vai tornar esta mídia compatível com o sistema, o que possibilitará o sorteio das questões para as provas teóricas, como é feito aos ouvintes. As entidades envolvidas no projeto, destacam a inclusão do surdos na obtenção da carteira de motorista, como fator fundamental na transformação da sociedade.

*Com informações do Detran SC.

blog comments powered by Disqus