Postos Galo

Bem-vindo aos Postos Galo

Projeto quer usar multas de trânsito para financiar CNH aos mais pobres


Postado por: Postos Galo em 27.03.2013
Projeto quer usar multas de trânsito para financiar CNH aos mais pobres

Um projeto de lei que está tramitando no Senado, quer fazer com que as multas de trânsito no país sejam utilizadas para financiar carteira de motorista para os mais pobres. O objetivo é permitir que pessoas de baixa renda possam trabalhar como motoristas profissionais. A proposta define como baixa renda as pessoas com renda mensal de, no máximo, três salários mínimos.

O senador Clésio Andrade (MG), autor do projeto, defende a medida, apontando o elevado custo para se obter uma carteira. Ele afirma que tanto um condutor amador de categoria B que queria obter uma carteira profissional de categoria C ou D, como o motorista profissional que queria migrar entra as categorias C, D e E, tem que gastar cerca de R$1,6 mil com cursos e documentação.

Outro argumento a favor, é que além de oferecer qualificação a pessoas que de outra forma estariam desempregadas ou subempregadas, a medida pode atender setores que precisam de mão de obra qualificada. O projeto está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), onde aguarda decisão terminativa, ou seja, se for aprovado poderá ser enviado diretamente à Câmara dos Deputados, sem ter de passar pelo Plenário do Senado, a não ser que haja recurso de algum senador para isso.

Com Informações do Jornal Extra.

blog comments powered by Disqus