Postos Galo

Bem-vindo aos Postos Galo

Setor de aluguel de automóveis cresceu 9,9% em 2012


Postado por: Postos Galo em 22.05.2013
Setor de aluguel de automóveis cresceu 9,9% em 2012

O mercado de locação de veículos apresentou um crescimento de 9,9% no ano passado, segundo dados divulgados pela Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis). Mesmo sendo considerado um aumento significativo, principalmente quando comparado com o 0,9% do PIB, houve uma queda no ritmo de crescimento do setor. Nos anos anteriores, a elevação havia sido de 11% em 2011 e 16,9% em 2010.

"Tivemos uma curva de desaceleração. É como falar da China, que vinha crescendo a 10% e caiu para 8%", afirma o presidente do conselho nacional da entidade, Paulo Gaba Jr. O IPI para carros em patamar mais baixo é apontado como o principal responsável pela redução na expansão do segmento. Especialistas apontam que com essa alíquota do imposto, o valor dos carros deprecia muito rápido e as locadoras não conseguem vender os automóveis antigos para comprar novos.

O impasse pode ser observado através da idade média da frota do setor, que passou de 15 meses em 2010 para 18 no ano passado. "Não é ruim ter um IPI menor, mas precisamos de uma política de médio e longo prazo", acrescenta o presidente. Do lado oposto, o que permite que a indústria continue crescendo mesmo em um período de resultados fracos da economia brasileira é, justamente, a crise. "Ela é positiva para nós, pois muitas empresas passam a ver vantagem em locar um carro, no lugar de comprar", afirma Gaba Jr.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

blog comments powered by Disqus