Postos Galo

Bem-vindo aos Postos Galo

A luz amarela acendeu? evite sustos com a reserva do tanque


Postado por: Postos Galo em 10.06.2013
A luz amarela acendeu? evite sustos com a reserva do tanque

Acendeu a luz amarela e a preocupação para o motorista começa: quantos litros tem ainda na reserva do carro? Quantos quilômetros ainda pode rodar? Para não levar sustos e ficar no caminho, o mais indicado é procurar o manual do proprietário e checar a informação.

No geral não existe um padrão. A quantidade da reserva depende do modelo do carro, mas geralmente fica entre 5 e 8 litros. Na maior parte dos carros 1.0 é de 5 litros. Ao contrário do que alguns pensam, não trata-se de um tanque extra. É a quantidade mínima de litros que as montadoras consideram ideal para piscar o amarelo e aparecer o aviso de pouco combustível.

A dica é: saber a quantidade de litros da reserva para ter uma ideia de quantos quilômetros pode percorrer com base no consumo do seu automóvel. Em um cálculo conservador, levando em conta um carro pequeno com 5 litros na reserva, é possível rodar 50 quilômetros (10 quilômetros por litro).

Mas é bom ficar atento, pois a estimativa de quilometragem é para que você não caia em desespero quando entrar na reserva e não é recomendado chegar a esse limite. Se a luz acender, procure o primeiro posto. Assim, você não corre o risco de pegar o próximo fechado ou ficar preso em um engarrafamento.

No caso de acabar o combustível e ter que ficar com o carro parado em algum lugar, acontece a chamada “Pane Seca”. Poucos motoristas são notificados por isso, é verdade, mas pela lei é considerada infração de trânsito. Pode custar R$ 85,13 de multa, quatro pontos na carteira de habilitação e o carro deve ser guinchado, mesmo que tenha um posto próximo.

O tanque quando está abaixo de ¼ pode também comprometer o funcionamento da bomba de combustível, já que ela é elétrica e lubrificada pelo próprio combustível. “Com o tanque quase seco, a bomba pode começar a trabalhar em altas temperaturas e ter sua vida útil reduzida”, diz Daniel Lovizaro, Chefe de Assistência Técnica da Divisão Automotiva da Bosch.

Fonte: Canarinho Press/ Portal Terra

blog comments powered by Disqus