Postos Galo

Bem-vindo aos Postos Galo

Airbag: confira mais detalhes sobre este importante equipamento de segurança


Postado por: Postos Galo em 14.01.2014
Publicado em: | Com as tags: segurança |
Airbag: confira mais detalhes sobre este importante equipamento de segurança


A partir deste mês, todos os carros produzidos no Brasil deverão sair de fábrica com airbag duplo (motorista e passageiro) de série . Os demais tipos de airbags (de cortina, de joelho e laterais) seguem como opcionais. Sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em março de 2009, a lei causa certa movimentação nos bastidores, mas corre o risco de ser alterada. O lado bom disso, segundo o gerente de desenvolvimento de negócios da TRW — que fabrica o sistema —, Nivaldo Siqueira, é que com o aumento da demanda será possível realizar boas negociações junto às montadoras, com preços radicalmente menores do que os de hoje, na casa dos R$ 1.500. “O repasse ao consumidor deverá ser pequeno”, aposta.

O Dummy sofre por você

Você pode não acreditar, mas antigamente eram os próprios pilotos de testes que passavam pelo crash-test. A partir dos anos 1960, quando a preocupação com a segurança começou a tomar corpo, os dummies (bonecos) passaram a substituí-los. Hoje os bonecos são cada vez mais parecidos em peso e flexibilidade com seres humanos adultos, bebês e até com animais.

O álcool é o maior vilão

Mais de 55% dos acidentes registrados no Brasil foram cometidos por quem exagerou na bebida antes de pegar no volante. O uso do airbag nesses casos pode não salvar vidas, pois 60% dos que bebem e dirigem não usam o cinto de segurança corretamente.

Como é que o airbag funciona tão rápido?

Nos airbags frontais há sensores de desaceleração e deformação instalados no para-choque e controlados por uma central eletrônica no módulo do veículo que, ao interpretar irregularidades, acionam o gerador de gás e as pastilhas em estado sólido (dentro da bolsa), que sofrem, então, reações eletroquímicas. Estas desencadeiam a formação do gás e, finalmente, inflam a bolsa.

A transformação do gás é muito rápida, por isso gera o aquecimento. Porém, as bolsas já contam com sistemas de resfriamento e gás frio, que impedem desconfortos em relação a isso. Para que o sistema funcione perfeitamente e o trabalho de segurança seja eficaz, alguns cuidados são importantes. Utilizar o cinto de segurança e manter a distância entre o nariz e o volante de, ao menos, 30 centímetros ajudam. Segundo pesquisas, 92% das pessoas que sofreram acidentes em carros com airbag e usavam cinto de segurança não sofreram ferimentos graves. Mais de 60% não tiveram sequer ferimentos leves e apenas 8% dos acidentes lesionaram o motorista gravemente.

Fonte: Terra

blog comments powered by Disqus