Postos Galo

Bem-vindo aos Postos Galo

Aprenda a ler o pneu do seu carro


Postado por: Postos Galo em 23.01.2014
Publicado em: | Com as tags: segurança |
Aprenda a ler o pneu do seu carro

Cada item no carro tem a sua importância e os pneus estão entre os elementos que auxiliam no conforto e na dirigibilidade de um quatro rodas.

Com uma boa escolha de pneus, você terá um carro mais seguro e confiável para o seu dia a dia, para qualquer tipo de uso.

Uma boa compra envolve a pesquisa de modelo do pneu, com informações encontradas no manual do proprietário. Repare nas laterais do pneu o conjunto formado por letras e números. Cada um tem uma função específica. Por exemplo, você poderá ver o seguinte conjunto de códigos: P 175 / 65 R14 82H

P: mostra o tipo de pneu. O “P” é utilizado para pneus para carros de passeio ou o “LT” para utilitários.

175: largura (em milímetros) da banda de rodagem, que corresponde à parte do pneu que toca o solo, com o desenho do pneu.

65: relação percentual entre a altura e a largura do pneu. Quanto menor este número, menor o perfil do pneu. Pneus com perfil mais alto tendem a ser mais confortáveis, absorvendo melhor o impacto provocado pelas irregularidades da pista.

R: o número que acompanha a letra “R” indica o diâmetro interno no pneu, o que determina também seu encaixe com a roda. Por isso, um pneu R14 só pode ser instalado em uma roda de mesmo tamanho.

82: é o índice que determina o máximo de carga que cada pneu sozinho consegue suportar. Abaixo, uma tabela prática com todos os índices utilizados no mercado.

Curtiu? Agora é só passar nos Postos Galo para abastecer seu veículo e sair por aí!

Fonte: Terra
 

blog comments powered by Disqus