Postos Galo

Bem-vindo aos Postos Galo

Baterias de carros e motos vão ter selo contra falsificação


Postado por: Postos Galo em 17.04.2013
Baterias de carros e motos vão ter selo contra falsificação

A partir de junho, apenas baterias de carros e motos certificadas pelo Inmetro poderão ser produzidas no Brasil. A norma tem como objetivo dificultar falsificações do produto. Mas as lojas que comercializam baterias terão até junho de 2014 para ajustar seus estoques, avisa o órgão. A partir dessa data, até baterias importadas deverão estampar o selo de qualidade. A aprovação da medida foi anunciada pelo Inmetro há quase um ano, em junho de 2012.

"Constatamos no mercado que alguns fabricantes informavam na embalagem uma capacidade de amperagem inferior ao que o produto de fato oferecia, prejudicando o consumidor e a concorrência. Por isso, decidimos regulamentar o produto, com foco no desempenho", informa Alfredo Lobo, diretor de qualidade do instituto.

Fabricantes, importadores e comerciantes que apresentarem baterias não regulamentas estarão sujeitos às penalidades. "Mesmo estando em período de adequação, já é possível encontrar produtos certificados no mercado", completa Lobo.

A Anfamoto, Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças, destaca que esta obrigatoriedade vale tanto para o mercado de reposição quanto para as montadoras. Fique ligado na hora da compra e exija o selo de qualidade.

Com Informações do site UOL Carros

blog comments powered by Disqus