Postos Galo

Bem-vindo aos Postos Galo

Como renovar a carteira de motorista


Postado por: Postos Galo em 22.04.2013
Como renovar a carteira de motorista

Sua carteira de motorista venceu ou vai vencer em breve e você está em dúvida sobre como proceder? Para fazer a renovação você deve separar os seguintes documentos: original e cópia do RG, original e cópia do CPF, duas fotos 3x4 coloridas e recentes, com fundo branco (tiradas na hora do exame médico no próprio departamento de trânsito), cópia e original do comprovante de residência atualizado.Se a sua carteira tem data anterior a 19 de novembro 1999, você terá que fazer os cursos de Primeiros Socorros e Direção Defensiva. Quem já fez o curso em renovação anterior, não precisa repetir.

Para solicitar a renovação da CNH, o interessado deve comparecer ao Detran (Florianópolis) ou nas Ciretrans de São José, Palhoça ou Biguaçu, ou seja, onde o condutor reside. Lá, vai preencher e cadastrar o formulário do Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH), tirar foto e fazer o exame médico. Após a abertura do processo, o órgão de trânsito vai gerar as guias de pagamento das taxas respectivas - expedição da CNH e solicitação de cópia do prontuário (para habilitações de outros estados). A taxa para O exame médico deverá ser gerada no DARE ONLINE, respeitando os códigos “Outras Receitas” para Tipo de Receita e 9970 para Receita.

A Carteira Nacional de Habilitação tem sua validade coincidente com a validade do exame médico. Nos condutores com menos de 65 anos de idade, o exame médico vale por 5 anos; a partir desse limite, o prazo de validade é reduzido para 3 anos. Há casos excepcionais em que o médico determina períodos mais curtos de validade.Vencido o prazo de validade do exame médico, o portador da CNH tem 30 dias para providenciar sua renovação. Se for pego ao volante após esse prazo, será enquadrado no artigo 162, item V, do Código de Trânsito Brasileiro, e autuado por infração gravíssima (7 pontos na carteira, multa de R$ 191,54).

Fonte: Detran SC

blog comments powered by Disqus