Postos Galo

Bem-vindo aos Postos Galo

Dirigir com neblina exige mais atenção do motorista


Postado por: Postos Galo em 25.06.2013
Dirigir com neblina exige mais atenção do motorista

No inverno, as ocorrências de neblina aumentam e, por isso, os motoristas devem ficar mais atentos. A névoa branca ou cerração (como é conhecida popularmente) surge principalmente pela manhã ou de madrugada, pode prejudicar a visão e as chances de envolvimento em acidentes aumentam bastante.

Para o instrutor do Sest Senat, Maurício da Rosa Petry, a falta de atenção também contribui para as maiores chances de colisões com a ocorrência do fenômeno. “Dirigir com cuidado e prudência diminui bastante os riscos”, alerta.

O instrutor dá dicas para quem for pegar a estrada com nevoeiro ou cerração. A primeira e mais importante é que, se o fenômeno estiver muito forte, o motorista deve sair da via e procurar um local seguro até que a visibilidade melhore. Não sendo este o caso, o motorista deve sempre reduzir a velocidade, manter os faróis baixos acesos e manter uma boa distância do veículo da frente.

Além disso, é importante que os vidros estejam limpos internamente para que não embacem com facilidade, assim como as janelas devem estar parcialmente abertas para que os ruídos externos contribuam para a atenção do motorista. Este não deve ligar o pisca-alerta quando estiver em movimento e tampouco deve parar no acostamento.

Com neblina, a pista fica mais escorregadia. Portanto, motoristas devem se preocupar também com a calibragem dos pneus. Bem calibrados, eles auxiliam na aderência com o asfalto. Maurício ressalta a atenção com os carros de cores mais claras. Estes podem se tornar “invisíveis” com o nevoeiro. “Atenção redobrada sempre”, recomenda o instrutor.


Fonte: Agencia CNT de Notícias/ Ana Rita Gondin

blog comments powered by Disqus