Postos Galo

Bem-vindo aos Postos Galo

Fazer o carro pegar no tranco pode danificar o motor


Postado por: Postos Galo em 03.07.2013
Publicado em: | Com as tags: postos galo dica veículo manutenção |
Fazer o carro pegar no tranco pode danificar o motor

Um dos piores pesadelos do motorista é tentar ligar o carro e perceber que ele não funciona. Seja pela bateria morta ou por problemas no motor, quando não vira a chave, logo alguém aparece com aquela ideia: “vamos empurrar para fazer pegar no tranco”. Além do cansaço para quem empurra, a tentativa pode danificar peças do automóvel. Não tente. Se o carro não der a partida, chame uma empresa especializada ou leve-o rebocado a uma oficina.

Fazer o motor pegar no tranco pode gerar algumas consequências graves ao veículo, observa Pedro Scopino, consultor técnico e diretor do Sindirepa, o Sindicado dos Mecânicos de São Paulo. “Pode quebrar a correia dentada, pois forçará um giro com mais intensidade do motor podendo romper seu material, que é de borracha. Também pode ocorrer uma injeção maior de combustível, o que pode danificar o catalisador”, diz.

Se o motor não pegar no tranco, observa o especialista, pode haver tensão nos circuitos eletrônicos do veículo. Tudo isso pode acontecer, mas seu carro pode passar ileso pela tentativa. Portanto, se o tranco funcionou uma vez e nada aconteceu, você teve sorte, não tente novamente. Qualquer uma das peças que estragar nos casos citados acima certamente saíra mais caro do que levar o automóvel a uma oficina.

Não importa o modelo, ano, tamanho entre outras coisas você nunca deve empurrar o carro até ele pegar no tranco.Se você fizer uma pesquisa no Google sobre este tema encontrará relatos de motoristas que empurraram e não aconteceu nada. Porém, não vale correr o risco tentando fazer o veículo funcionar na “marra”. Se o motor não pegar verifique itens básicos como, por exemplo, se o corta-corrente e combustível estão em ordem. Gire a chave e confira se acendem as luzes do painel, se isso não ocorrer o problema pode estar na bateria.

Após estes testes chame o seguro. Os gastos que você terá para reparar o motor danificado após uma tentativa de tranco são muito altos. Você estará economizando ao deixar que profissionais resolvam o seu problema. A tática de empurrar para pegar era mais comum antigamente nos carros com carburador. Agora há menos tentativas, especialmente porque há muitos veículos com câmbio automático, ou seja, sem embreagem.

Fonte: Portal Terra/ SOS Veículos

blog comments powered by Disqus