Postos Galo

Bem-vindo aos Postos Galo

Fique atento para a troca do extintor de incêndio no veículo


Postado por: Postos Galo em 08.04.2013
Fique atento para a troca do extintor de incêndio no veículo

Uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) exige que o extintor do tipo ABC, com validade de 5 anos, deve fazer parte dos equipamentos obrigatórios em todos os veículos brasileiros desde o começo deste ano. A partir de 1º de janeiro de 2015, a multa para o motorista que for flagrado sem este tipo de extintor será de R$ 127,69 mais cinco pontos na carteira. O equipamento substitui os extintores com um ano de validade, que já deixaram de ser produzidos e serão recolhidos pelos postos de combustíveis para reciclagem. Além da maior durabilidade, a principal vantagem do novo extintor é o combate de princípios de incêndio causados por combustíveis sólidos, o que tende a tornar os carros mais seguros.

Os extintores veiculares em uso atualmente são capazes de apagar princípios de incêndio de classes B e C. A classe B é a dos combustíveis líquidos: óleo, gasolina, álcool e outros. E a classe C envolve os materiais elétricos energizados que no automóvel são exemplificados pela bateria do carro e fiação elétrica, além de outros dispositivos. Os extintores com pó ABC são mais eficientes do que os atuais equipamentos, uma vez que têm a capacidade de apagar princípio de incêndio também da classe A, que envolve materiais sólidos combustíveis, como revestimentos, estofamentos, pneus, painéis, tapetes, etc.

O novo extintor utiliza pó químico à base de monofosfato de amônia e sulfato de monoamônio no lugar do antigo pó químico seco à base de bicarbonato de sódio. Além disso, após expirada a validade de cinco anos, ele não é recarregável. Uma vez utilizado, o motorista deve descartá-lo e adquirir um novo. Os extintores comercializados a partir de agora têm validade até o primeiro semestre de 2018. A não-utilização do extintor ABC nos prazos previstos resultará em multa e em perda de pontos na carteira, mesmo que o extintor antigo ainda esteja no prazo de validade.

Orientações

1) Fumaça BRANCA e sem cheiro é vapor de água e indica que seu veículo está com problema no radiador. Fumaça ESCURA e com cheiro forte é princípio de incêndio
2) Se o fogo está no motor, não abra totalmente o capô. Isso facilitaria a entrada de oxigênio (comburente), aumentando o fogo

Providências

a) Estacione o veículo em local seguro e retire os passageiros
b) Mantenha a calma: o tanque de combustível normalmente fica bem longe do motor
c) Retire o extintor do suporte e rompa o lacre para destravar a válvula
d) Mantenha o extintor na posição vertical
e) Através de uma pequena abertura no capô do motor, aplique parte do conteúdo do extintor para abafar o fogo
f) Abra cuidadosamente o capô (lentamente), localize o foco de incêndio e elimine-o por completo.

*Com Informações do Jornal Noticias do Dia

blog comments powered by Disqus