Postos Galo

Bem-vindo aos Postos Galo

Saiba a diferença entre gasolina premium e aditivada


Postado por: Postos Galo em 19.08.2013
Saiba a diferença entre gasolina premium e aditivada

Muita gente tem dúvida e é bom esclarecer! Chega a hora de abastecer o carro e o frentista pergunta: gasolina comum, aditivada ou premium? Todo motorista um dia já se questionou se existe alguma diferença entre elas, além do preço, é claro. O tipo de combustível pode influenciar no rendimento do motor e ajudar na manutenção de veículo?

Quem responde é Silvio Figueiredo, pesquisador do Laboratório de Motores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Segundo ele, a gasolina aditivada ajuda na limpeza de componentes internos do motor. “A aditivada tem em sua fórmula uma série de detergentes especiais misturados com o combustível, ausentes na gasolina comum, que tem como função evitar o acúmulo de sujeira em partes do sistema de combustível”, disse o pesquisador.

Já na gasolina premium, Silvio explica que a composição também traz detergentes que atuam na limpeza do sistema, assim como a aditivada, porém tem mais octanas, que são aproveitadas em motores com maior taxa de compressão. Ela tem efeito especialmente nos veículos com motor mais potente (1.8 ou 2.0, por exemplo) e nos modelos esportivos. A gasolina premium - que em cada bandeira de posto recebe um nome - também emite menos enxofre durante a queima , causando menor impacto ambiental e poluindo menos.

Caso seu carro não seja ajustado de fábrica para trabalhar com alta taxa de compressão, a gasolina premium não será um fator influente no desempenho. Ela ajudará apenas na limpeza do sistema e na diminuição de poluente, vindos da combustão do motor. Por isso, é fundamental olhar no manual do proprietário se há recomendações sobre qual a gasolina indicada para o seu carro.

Fonte: Portal Terra/ Canarinho Press 

blog comments powered by Disqus