Postos Galo

Bem-vindo aos Postos Galo

Saiba para que servem e quando trocar os filtros do carro


Postado por: Postos Galo em 04.06.2013
Saiba para que servem e quando trocar os filtros do carro

Você sabia que os filtros de ar, de óleo e de combustível são peças fundamentais para o funcionamento do motor do seu carro? Eles têm a função de evitar a entrada de impurezas. Para quem usa carro com ar condicionado, há ainda o filtro específico do ar. O tempo de troca varia de filtro para filtro, podendo durar até 15 mil km. O serviço é acessível. O preço varia de R$ 120 a R$ 200 na soma para trocar os três filtros e o óleo.

Um filtro de ar sujo, na comparação, é como um nariz entupido, pois é preciso fazer mais esforço para deixar o ar passar. No carro, isso se reflete no aumento de consumo, porque a quantidade de ar é menor e o carro tem que fazer mais força para andar. Devem ser trocados a cada 10 mil Km, em média. Os filtros do ar não podem ser limpos com jato de ar, pois isso romperá os poros do meio filtrante.

Já o filtro de óleo é desenvolvido para eliminar impurezas como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor, além de partículas derivadas da combustão. O contato das peças internas do motor, como pistões, podem deixar impurezas. Aí entra a importância do filtro. Muitas montadoras aconselham a troca do filtro sempre junto com o de óleo, geralmente entre 10 mil e 15 mil Km.

O filtro do combustível, essencial para retirar as impurezas do “alimento” do carro, se não for trocado pode dificultar a passagem do combustível para o motor e danificar a injeção eletrônica. Fica entre o tanque e o motor para evitar que partículas acumuladas durante o transporte e armazenamento, como pó, ferrugem, água e sujeira no tanque do veículo cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor. A troca é aconselhável entre 10 mil Km e 15 mil Km.

Para o filtro de ar condicionado, não há prazo de troca por quilometragem. Vai depender de como o motorista usa o carro. Se anda mais em engarrafamentos, por exemplo, o filtro terá duração menor. Por isso, é fundamental a checagem periódica, pelo menos a cada 20 mil km.

Na sua próxima troca de óleo, passe nos Postos Galo. O Galo Oil Car é um Centro Automotivo especializado. Nossos atendentes vão orientar você na troca correta dos filtros, se houver necessidade. O serviço está disponível nas unidades Aririú, Saco dos Limões, Itaguaçu e Koesa (centro).

Fonte: Sites Vrum e Terra

blog comments powered by Disqus