Cuidados ao dirigir na chuva




Cuidados ao dirigir na chuva


O inicio do mês de maio está surpreendendo grande parte do sul do brasil com esse tempo chuvoso,, mesmo para motoristas mais experientes, é sempre um desafio dirigir sob grande volume de chuva, imagine um novato tendo que lidar com grande volume de chuva em suas primeiras semanas de habilitação. Por isso, listamos 5 dicas para ajudar a dirigir com mais segurança na chuva e reduzir o risco de acidentes.

1 – Mantenha distância do veículo da frente
Manter distância segura de um veículo à frente já é recomendado em tempo seco, em dias de chuva a atenção precisa ser redobrada e o distanciamento é essencial, em estradas escorregadias por exemplos, a distância de frenagem do veículo aumenta e fica propenso a colisões, principalmente no caso de frenagens bruscas. uma distância considerada segura é cerca de 10 metros, o equivalente a mais ou menos dois carros.

2 – Pare se estiver chovendo muito
Em grande volume de chuva, a visibilidade acaba ficando severamente comprometida, mesmo com limpadores de para-brisa eles não conseguem lavar tanta água. Neste momento, é aconselhado a estacionar no acostamento ou em um local seguro e esperar a chuva diminuir.

3 – Garanta boa visibilidade ao dirigir em dias chuvosos
Para ter certeza de que você pode ver claramente, certifique-se de que seus limpadores de para-brisa estão funcionando corretamente antes de sair de casa.

Outra opção para garantir que suas janelas estejam limpas é adicionar xampu de carro à água do lavador de para-brisas.

Em caso de embaçamento, ligue o ar-condicionado/anti-embaçante ou passe uma flanela na parte interna dos vidros.

4 – Cuidado com estradas alagadas
Durante chuvas fortes, é comum que algumas ruas ou estradas fiquem inundadas. Neste caso, nunca tente atravessá-los sem verificar a profundidade de todo o caminho. Fique de olho nos veículos que passaram por ela e não passe pela entrada se a água atingir metade da altura de uma roda. Se decidir ir, mude para a primeira marcha e mantenha uma velocidade constante.


5 - Verifique o estado dos pneus
Básica do básico! Ter pneus que possam lidar com estradas molhadas é um requisito mínimo para dirigir na chuva.

Para garantir que as peças do seu carro funcionem, certifique-se de que as ranhuras dos pneus tenham pelo menos 1,6 mm de altura. O menor tamanho pode ser facilmente medido pelo TWI, ou seja, pequenos arranhões dentro das ranhuras para indicar quando o pneu atingiu um limite seguro.