Gasolina aditivada ou comum? Entenda a diferença




Gasolina aditivada ou comum? Entenda a diferença

Gasolina aditivada ou comum? Entenda as diferenças e qual é a melhor

Aditivos ou gasolina comum? Embora seja uma dúvida por parte dos consumidores de combustível, é incorreto dizer que a gasolina aditivada rende mais do que a comum. 

Gasolina Comum
A gasolina mais vendida no Brasil é adicionada de etanol anidro, um etanol quase totalmente isento de água: segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a gasolina comum e aditiva deve conter 27% de anidro na composição Etanol. No caso da gasolina premium, o valor é de 25%.

Vale lembrar que a gasolina comum e a gasolina aditiva vendidas atualmente no Brasil devem ter uma octanagem de pelo menos 92 RON octanas. O índice de octano indica a capacidade do combustível de suportar as altas temperaturas e pressões na câmara de combustão do motor antes de detonar, ou seja, o sistema de ignição não acenderá a faísca da vela de ignição. Quanto maior o índice de octanas, maior a resistência à detonação e melhor o desempenho do veículo.

 

Gasolina Aditivada
A gasolina aditiva, por sua vez, é a gasolina comum à qual foram adicionados aditivos com propriedades detergentes e dispersantes, que ajudam a manter o sistema de combustível do veículo limpo, pois os vapores de óleo lubrificante normalmente circulados pelo motor ao longo do tempo se depositam no motor. Ponta da válvula de admissão e bocal.

Vale ressaltar, no entanto, que o que muitas pessoas dizem sobre a gasolina aditivada que aumenta a potência do motor de um carro é um mito. Na verdade, melhora o desempenho e a saída, mas isso não tem nada a ver com a potência do carro.

Quase toda gasolina aditiva no mercado contém um corante que lhe confere uma cor verde, por isso é fácil distingui-la da gasolina comum.


Gasolina Premium
A gasolina premium (por exemplo, gasolina Podium da Petrobras, Shell V-Power Racing ou Ipiranga Octapro) tem octanagem mínima de 97 unidades. É indicado para veículos de alta performance e já é aditivo.

Sua principal característica é que sua octanagem é muito superior aos outros dois (97, comparado a 92 para regular e aditivo).

No entanto, é adequado para motores de automóveis importados, principalmente para desempenho esportivo, como Ferrari, Porsche, Audi RS, Mercedes-AMG entre outros.

 

Afinal, qual a diferença entre aditivos e gasolina comum?

A gasolina com aditivos garante a mesma independência do motor que a gasolina comum, a diferença entre elas se dá apenas na limpeza do sistema de alimentação de combustível. Enquanto o aditivo mantém todas as peças do motor que entram em contato com o combustível limpas, a mudança é que ele inclui um conjunto completo de aditivos que mantêm todo o sistema de abastecimento de combustível do veículo limpo.